Posição Financeira - Mês de Abril 2020

A seguir, demonstramos as ações tomadas no mês de abril para atingir o equilíbrio orçamentário de custeio.

 

Ressaltamos que esse cenário só foi possível com ações de curto prazo aplicadas desde 1º de abril, que reduziram o impacto financeiro e garantiram a correta gestão dos recursos do clube, tais como:

  • Redução de 25%, 50%, 70% de jornada de trabalho e salário do quadro de funcionários por 90 (noventa) dias;

  • Suspensão de contratos de trabalho por 60 (sessenta) dias;

  • Diferimento de impostos;

  • Renegociação com prestadores e fornecedores;

  • Remanejamento de compromissos.

Importante lembrar que os números apresentados neste portal são estimados, portanto podem apresentar uma pequena variação, tanto para cima como para baixo, por isso as projeções são monitoradas e atualizadas constantemente.

Receitas

 

Em decorrência da suspensão de atividades no clube, a situação para o mês de abril se agravou consideravelmente.

 

As receitas originalmente previstas foram reduzidas em R$207.828,56, sofrendo um impacto negativo

de 25,98% aproximadamente.

Com a supressão de receitas oriundas das atividades de locação, patrocínio, restaurante, estacionamento, a nova projeção baseia-se essencialmente nas receitas de contribuição social e taxas esportivas.

Contribuição social e atividades esportivas

 

As receitas da contribuição social e das atividades esportivas são determinantes para que o clube atravesse o período de suspensão das atividades com o menor impacto em sua saúde financeira.

 

Na data do vencimento da contribuição social e atividades esportivas de abril,dos

R$720.000,00 previstos para o mês, registramos o recebimento de R$559.502,95 (queda de 22,29%) aproximadamente.

Os associados e militantes que ainda não realizaram o pagamento da contribuição social e modalidades dentro de seu vencimento representam 44,05% dos contribuintes, percentual que está 16,05% superior ao observado nos períodos de operação normal do Clube.

Este percentual pode ser progressivamente reduzido até o último dia de recebimento da contribuição de abril, 30/04 (O cálculo destes percentuais utilizou como base o valor total do faturamento/emissão estimado para o mês de abril de 2020).

Política especial de desconto para a contribuição social 

 

Sensível ao fato de que a contribuição social é uma despesa considerável no orçamento das Famílias Tecepistas e no intuito de auxiliá-las a manterem seus vínculos associativos, o clube concederá desconto de 10% para as contribuições sociais referente ao mês de maio, para todos os associados que estiverem em dia com suas contribuições sociais.

 

Esta decisão está pautada na análise diária das contas e nos esforços para garantir a adequada saúde financeira do clube.

As recomposições eventuais das contas não consideram – em hipótese nenhuma – qualquer tipo de cobrança futura ao conjunto dos associados.

 

O boleto será emitido com vencimento em 11/05/2020, considerando-se o desconto. Por isso, caso já tenha realizado a programação de pagamento ou DDA do título com o valor integral é importante que a programação seja cancelada para a substituição por esse novo boleto.

 

Condição especial para quitação de débito da contribuição social e demais taxas em aberto

 

Sensível às dificuldades de alguns associados em manter o vínculo associativo nesse período de crise, e ainda em caráter emergencial, o Clube lançou na data de hoje uma condição especial para quitação de débitos, direcionada aos associados com contribuição social e demais taxas em aberto até o mês de abril/2020:

 

Parcelamento dos débitos nas seguintes condições:

 

  • Pagamento em 4 vezes, com o primeiro vencimento em 11/07/2020.

  • Isenção de multas e juros.

 

Importante: O parcelamento dos débitos é automático. Um boleto será encaminhado aos associados. Basta realizar o pagamento da 1ª parcela, em 11/07/2020.

Restaurantes

e lanchonetes

 

Sem operação em eventos internos ou de terceiros, a perda de receita é integral, 100,00%.

Atividades  esportivas

Para as atividades esportivas a perda das receitas foi de 44,00% em comparação ao mês anterior enquanto que a perda de receita em relação aos militantes esportivos pagantes foi de 39,00% da receita do mês anterior.

 

As atividades extras, como cursos pagos à parte da contribuição associativa serão cobradas dos associados, facultativamente, enquanto as atividades permanecerem suspensas. Contamos com a sua compreensão e colaboração, nesse momento tão difícil, para que se mantenha a folha de pagamento dos prestadores de serviço e colaboradores.

Serviços, festas e eventos

Comodatos, patrocínios e parcerias

 

Com a suspensão das atividades, houve arrecadação parcial com a concessão de espaço para o Colégio Objetivo e a UNIP e nenhuma arrecadação proveniente de comodatos para outras finalidades (palestras, workshops etc.).

 

A perda de receitas neste segmento foi de 60,42%.

Despesas

 

As despesas originalmente previstas em

R$ 870.764,23, utilizando como base o

mês anterior, também foram ajustadas,

gerando uma redução de R$174.987,39, que corresponde a 20,10% de economia

aproximadamente. 

As medidas de contenção de despesas para equilíbrio financeiro estão detalhadas nos tópicos a seguir.

Folha de Pagamento

 

A redução neste segmento corresponde a 25,92% de economia e é proveniente da somatória de ações sobre o quadro de pessoal, destacando-se:

  • Acordo coletivo com os sindicatos para redução da jornada de trabalho e dos salários, aplicado para cerca de 95% do quadro de funcionários do clube

  • O diferimento de encargos sociais como:

  1. FGTS - Redução de 100,00% no valor mensal desta despesa. O pagamento será parcelado e prorrogado

  2. INSS – Com o diferimento, pagamos apenas a parte dos Segurados + Terceiros, o que corresponde a uma redução de 61,34% na despesa mensal. O pagamento da Cota Patronal do encargo foi prorrogado para o dia 20/08/2020.

Além disso, foram reduzidos os gastos com vale-transporte e vale-refeição,

devido à diminuição da frequência dos funcionários que estão trabalhando em sistema remoto (home office) e aqueles que tiveram o contrato de trabalho suspenso.

Importante relembrar que os acordos coletivos foram realizados com a condição de manutenção dos empregos e os funcionários não ficarão desamparados.

Serviços e Materiais Administrativos

 

Houve redução em geral, tanto nas prestações de serviços como no consumo de produtos e materiais destinados à administração.

A redução das despesas neste segmento corresponde a 43,90% de economia.

Serviços e Materiais de Manutenção

 

Em virtude do fechamento temporário, a prestação de serviços e o consumo de materiais neste segmento diminuiu. A redução corresponde a 19,01% de economia.

 

Atenciosamente.

 

A Diretoria.

Utilidades

 

A queda no consumo de energia elétrica, gás, água e esgoto no período de fechamento do Clube, resultou em uma redução neste segmento que corresponde a 23,53% de economia.

 

Durante o período de suspensão das atividades – COVID-19 – as informações serão constantemente atualizadas.