
Plano de Retomada
do Tênis Clube Paulista

POR QUE
REABRIR?
O TCP, assim como todos os clubes, está na categoria de locais que oferecem serviços de combate ao sedentarismo e promoção da saúde. A retomada das atividades se dará de forma gradual e responsável visando o bem estar de todos os seus associados e colaboradores.
O QUE PERMANECERÁ FECHADO?
1. Áreas infantis, como parquinhos;
2. Atividades coletivas (culturais, esportivas e físicas) orientadas por profissionais (técnicos, instrutores e preparadores físicos);
3. Quadras poliesportivas;
4. Bares, restaurantes e lanchonetes;
5. Piscinas
6. Academias
Todas essas áreas ou atividades poderão abrir futuramente, na medida em que forem autorizadas a funcionar pelo Plano São Paulo, observados estritamente os protocolos específicos que venham a ser determinados para o funcionamento de cada uma delas, em especial, bares, restaurantes e lanchonetes.
GRUPOS DE RISCO
O TCP recomenda que idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, hipertensão e asma, grávidas e puérperas, que permaneçam em isolamento nas suas respectivas casas.
PRINCIPAIS MEDIDAS
- Reativação dos colaboradores e capacitação para os novos procedimentos de segurança e prevenção;
- Organização dos suprimentos de segurança: EPIs, termômetros eletrônicos, dispensadores de álcool gel e produtos de limpeza;
- Organização do layout dos espaços e equipamentos quanto às limitações de atendimento.
ENTRADA CRITERIOSA AO CLUBE
Para a entrada e permanência dentro do clube serão obrigatórios:
- O uso de máscara em todas as suas dependências.
- Deve-se utilizar máscara de tecido com pelo menos duas camadas (algodão, tricoline ou TNT), observando-se as medidas corretas, cobrindo a boca e o nariz completamente, sem deixar espaços nas laterais;
- Higienização dos calçados no tapete sanitizante na entrada e demais dependências do clube.
- Higienização das mãos com álcool gel.
- A verificação de temperatura de todos que acessarem o TCP, utilizando termômetro eletrônico à distância.
- Caso seja constatada uma temperatura superior a 37,8 °C, a entrada não deverá ser autorizada.
DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL
O álcool em gel (em concentração a partir de 70%) é um aliado eficaz para proteção na impossibilidade de se lavar as mãos com água e sabão.
Nas portarias de acesso e nos espaços de grande circulação: locais de atividades esportivas e culturais, bares e restaurantes e áreas de convivência.
REGRAS DE CONVÍVIO
- Distanciamento de 1,5m nas áreas comuns respeitando as demarcações no piso.
- Uso do elevador restrito e respeitando a regra de utilização individual.
- Vestiários liberados com recomendação de distanciamento de 1,5m.
- Bebedouros destinados apenas a abastecer copos e garrafas de água.

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Seguindo os protocolos no Manual de Higienização da CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o TCP capacitou toda sua equipe para adoção de procedimentos técnicos de desinfecção, bem como adquiriu produtos de higienização recomendados e EPIs necessários para proteção de seus colaboradores.
Para o descarte de luvas e máscaras estão disponíveis lixeiras específicas, com recolhimento cuidadoso, seguindo padrões ambulatoriais;
CUIDADOS NAS ÁREAS INTERNAS
A quantidade de pessoas em espaços fechados, quando liberado, como piscinas, vestiários, academia, salas de aulas, entre outros, será limitado, utilizando como referência a medida 6 metros quadrados por pessoa (capacidade máxima de pessoas no local, com segurança).
Marcações no piso delimitando o espaço que cada associado deverá utilizar, evitando aglomerações.
Nas salas utilizadas para atividades orientadas - culturais, esportivas e físicas, quando liberado, estabeleceremos a distância de no mínimo 1,5 metro entre os usuários sem compartilhamento de materiais. Caso seja necessário o compartilhamento, que se faça a higienização logo após o uso individual.
Fornecimento de kits com dispensadores de álcool gel para mãos, toalhas de papel e borrifadores com álcool 70% para uso dos associados nos equipamentos e acessórios de treino.
ATIVIDADES COM NÚMERO REDUZIDO DE ASSOCIADOS
Quando liberado, priorizaremos por espaços amplos e bem arejados para a realização das atividades, limitando-se a quantidade de associados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante ressaltar que este material deve sofrer atualizações, de acordo novas recomendações das autoridades públicas de saúde. O Tênis Clube Paulista ressalta que seguimos com o compromisso de respeito, transparência e eficiência, permanecendo à disposição para atendimento aos nossos associados.
