PARE, LEIA E REFLITA: A importância do acolhimento e escuta ativa nos tempos atuais

Atualizado: Jun 25


Nunca se falou tanto de cuidar da nossa saúde física e mental e, mais do que isso, manter-se perto de quem gostamos para que momentos alegres sejam mais frequentes.

O acolhimento e escuta ativa também entram nesse conceito de viver bem e melhor diante de um cenário ainda muito inseguro que todos os brasileiros vivem.

Mas, afinal, qual é a importância dessas duas atitudes na vida das pessoas? O acolhimento nada mais é do que você entender o momento que a pessoa está vivendo e o acolher da forma mais carinhosa possível. Ninguém está completamente bem e vive em plena alegria nos dias atuais. Mesmo aquele familiar ou amigo mais otimista e esperançoso vive dias mais difíceis e o momento é de ser luz para quem mais amamos.

É nesse momento que entra a escuta ativa, que nada mais é do que escutar de fato o que aquela pessoa tem a dizer. O famoso "não entrar por um ouvido e sair pelo outro", sabe? Entregue-se à conversa, preste atenção ao que o outro diz e até mesmo aos sinais que ele está dando. Afinal, muitas vezes um gesto vale mais do que mil palavras.

Ao entender o que seu amigo ou familiar está passando, oferece ajuda, ombro amigo, amor, atenção e carinho. Certamente você vai mudar o dia dessa pessoa ao oferecer isso que dinheiro nenhum paga.

Vamos juntos mudar a energia que está em nossa volta e ajudar e acolher as pessoas importantes das nossas vidas. Vamos ser aquele amigo que traz conforto, alegria e esperança de dias melhores.


32 visualizações0 comentário