Cinco hábitos para ter um coração saudável



Hoje, 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data é marcada por ações que incentivam a mudança no estilo de vida. Afinal, hábitos saudáveis, como alimentação de produtos naturais e a prática de exercícios garantem mais qualidade de vida e, consequentemente, mais vitalidade ao principal órgão do corpo humano. Veja cinco hábitos que ajudam a manter a saúde do coração:

  • Alimentação rica em alimentos naturais: não é de hoje que você deve saber que produtos industrializados, açúcar e gordura fazem mal ao corpo humano. Mas é sempre bom relembrar que opções mais saudáveis, como frutas, legumes, verduras e proteínas leves (como ovo e frango) garantem mais saúde. Assim, evita-se a hipertensão arterial e outras doenças.

  • Modere no sal: de nada adianta ingerir alimentos saudáveis se, no momento da preparação, você exagera no sal. O sódio é inimigo do coração, portanto, evite quantidades exageradas e alimentos ricos desse vilão, como macarrão instantâneo. Uma opção é aderir aos temperos naturais ou às versões mais saudáveis, como o sal do Himalaia.

  • Mexa-se: muitas pessoas trabalham sentadas o dia inteiro, causando problemas para a coluna e ajudando a engordar. Monitore para que, durante o dia, você se levante da cadeira para beber água e se alongar. Essa atitude simples evita a formação de coágulos de sangue na circulação do corpo e, como consequência, graves problemas no coração.

  • Evite o tabagismo: quem fuma tem cerca de 70% mais chances de sofrer infarto quando comparado a um não-fumante. O cigarro é o responsável pela oxidação da parede das artérias, favorecendo quadros de formação de coágulos que desencadeiam derrame cerebral.

  • Faça exercícios regulares: atividades físicas praticadas ao menos três vezes por semana ajudam a manter a saúde do coração. Afinal, colocar o corpo para se mexer significa a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento da versão boa (HDL).


O TCP deseja que todos cuidem da saúde em geral, sobretudo a do coração. Por isso, o clube está com condições especiais de associação por tempo limitado. Agende uma visita agora mesmo e conheça nossa infraestrutura.


6 visualizações
Notícias e comunicados