Como as atividades físicas podem controlar o estresse?

Atualizado: 30 de Dez de 2020


Angústia, ansiedade, preocupação e nervosismo são sinais claros do estresse. De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil aparece em segundo lugar com maior índice de pessoas que sofrem do Síndrome de Burnout, um nível muito alto de estresse relacionado ao trabalho. Não precisa ir em busca de grandes pesquisas para identificar essa característica no brasileiro. Olhe ao redor e pense quantas pessoas do seu convívio possuem essas características tão marcantes do estresse. Muitas, não é mesmo?


Para curar essa doença há alguns caminhos e o mais fácil deles é por meio de atividade física. Colocar o corpo para se mexer libera alguns hormônios que combatem o estresse físico e emocional. Um dos principais é a endorfina, que alivia a tensão e atua como uma espécie de analgésico natural no corpo.


Agora a clássica pergunta: qual melhor exercício físico para combater o estresse? A resposta é simples: aquele que você mais se identifica, que melhor tem relação com seu estilo de vida. Os exercícios introspectivos, como ioga e tai chi chuan, trazem reflexões e ajudam no próprio entendimento corporal. Já os treinos com alta intensidade, como o HIIT (High Intensity Interval Training), ajudam na queima rápida de gordura corporal e na definição muscular. Mas seja qual for a atividade, o benefício contra o estresse é certo.


E você, já decidiu qual atividade física deseja fazer para eliminar de vez o estresse da sua vida? No TCP, há inúmeras modalidades que vão te ajudar nessa importante missão. Agende uma aula experimental agora mesmo sem compromisso.

Posts recentes

Ver tudo