Como aumentar a capacidade pulmonar? Saiba mais sobre esse importante assunto em tempos de pandemia


Você sabe o que é capacidade pulmonar e a sua importância? Trata-se da quantidade total de ar que os pulmões podem receber. Depois dos 20 anos, é comum essa competência diminuir até chegar na terceira idade.


Para manter e até mesmo aumentar a capacidade desses órgãos, existem alguns exercícios específicos, que ajudam a mantê-los mais saudáveis. Se antes essa prática já era importante, hoje, com a atual pandemia da covid-19 vivida pelo o Brasil e o mundo, ela se tornou mais do que essencial. Conheça algumas técnicas de respiração pulmonar:


Respiração simples: inspire fundo pelo nariz e expire pela boca por dez vezes. Realize a série por três vezes na sequência e repita pela manhã, à tarde e à noite.


Respiração diafragmática: como o nome diz, o exercício envolve o diafragma, responsável por uma boa parte do trabalho de respiração. Recomenda-se sentar ou deitar, relaxando os ombros. Coloque uma mão no peito e a outra na barriga, inspirando fundo pelo nariz por dois segundos. É preciso sentir o abdômen se mexer. Depois, expire por dois segundos por meio dos lábios, pressionando o abdômen novamente. Esse é um ótimo exercício de respiração para a ansiedade.


Respiração de lábios franzidos: esse método ajuda a desacelerar a respiração, facilitando o funcionamento dos pulmões e auxiliando a manter as vias aéreas abertas por mais tempo. A prática deve ser feita inspirando o ar lentamente pelo nariz, apertando os lábios, deixando-os franzidos. Depois, expire lentamente por meio dos lábios, se atentando ao tempo, que deve ser ao menos o dobro de tempo para respirar.

Essas são algumas das técnicas que podem aumentar a capacidade pulmonar, deixando os órgãos mais saudáveis. Por meio de atividades físicas, também é possível alcançar o feito, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar. Conheça todas as modalidades disponíveis do TCP, na aba Esportes.