Conheça os benefícios da natação infantil


A prática de uma atividade física é um dos fatores determinantes para manter a qualidade de vida. Esse benefício, claro, se estende aos pequenos. Diversos estudos apontam que uma criança sedentária tem grandes chances de se tornar um adulto também sedentário e com propensão a desenvolver problemas de saúde. Por isso, é tão importante incentivar a prática de esportes na infância. A natação é um dos esportes indicados, por ajudar no desenvolvimento, na força, na agilidade, na coordenação, no equilíbrio e nas capacidades psicomotoras. Além, claro, de ser uma atividade muito divertida. Veja mais alguns dos benefícios da prática.

Melhora nos sistemas imunológico e respiratório A natação trabalha no sistema cardiorrespiratório, justamente porque atua em movimentos embaixo da água. O diafragma é muito exigido, estimulando a respiração correta e auxiliando em doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite. Em relação ao sistema imunológico, a prática ajuda a potencializar os mecanismos de defesa do organismo dos pequenos, deixando-os mais resistentes a vírus e bactérias.

Desenvolvimento da coordenação motora As diferentes modalidades da natação exigem dos pequenos um controle do corpo para execução dos movimentos. Por isso, eles melhoram a coordenação motora, o foco e a disciplina. O esporte exige a administração dos movimentos das pernas, braços e respiração. Tudo em harmonia. Por isso, a criançada apresenta grande avanço também no âmbito da concentração.

Natação em prol da sociabilização Quanto mais os pequenos têm contato com outras crianças, melhor será a convivência deles em grupo, respeitando o espaço de cada um e suas características individuais. A natação também é uma grande aliada nesse âmbito de sociabilização. Então, depois de saber tudo isso, não espere mais tempo para proporcionar esse grande benefício ao seu filho. Em fevereiro, o TCP aumentará sua grade de aulas infantil e adulto. Aproveite!

34 visualizações0 comentário