Novembro Azul: como se prevenir do câncer de próstata?



Na semana passada, você conheceu um pouco mais sobre a importância do Novembro Azul, um movimento que visa à saúde do homem. Hoje, separamos algumas informações sobre as formas de prevenção do câncer de próstata.


Alimentação

Sempre que possível, opte por uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e itens com menos gordura. Um grande aliado na luta contra o câncer de próstata é o tomate. O alimento possui boas quantidades de licopeno, uma substância antioxidante que ajuda na redução do desenvolvimento da doença.

Atividade física

Sempre conhecido como benéfico para a saúde, o exercício físico é eficaz na prevenção da doença oncológica. Atividades simples, como caminhada diária, corrida ou andar de bicicleta, já são suficientes para ajudar no combate à patologia.

Exames de rotina

O toque retal é importante para identificar a consistência da próstata, o tamanho e se há lesões palpáveis através do reto na glândula. Além disso, é importante a realização do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) quando o médico suspeita de câncer de próstata. A partir dos 40 anos, já é necessária a visita periódica ao médico.

Mantenha-se saudável

Procure ficar com seu peso ideal, não fume e não exagere no consumo do álcool.


Fique ligado! Teremos mais conteúdo desse assunto no especial Novembro Azul.


0 visualização
Notícias e comunicados
Blog