Outubro Rosa: você já realizou os exames de rotina?

Atualizado: Out 29


Durante todo esse mês, o Brasil e o mundo estão mobilizados em ações do Outubro Rosa, uma iniciativa que visa alertar sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. O intuito é alertar sobre a prevenção e o tratamento precoce por meio de palestras, levantamento de dados e mutirões de exames. Afinal, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo câncer representou 24,2% do total de casos, em 2018, entre o público feminino.


O autoexame das mamas está entre os cuidados que ajudam a detectar precocemente a patologia. Ele deve ser realizado uma vez por mês e, caso seja identificado alguma característica diferente, indica-se procurar o ginecologista. Aliás, a visita anual a esse profissional é obrigatória e, a partir dos 40 anos, ele pode indicar a realização da mamografia. Esse exame é mais eficiente na detecção de nódulos e ajuda a salvar vidas.


Infelizmente, a pandemia atual que vivemos impactou diretamente no diagnóstico precoce do câncer de mama, já que muitas pessoas deixaram de visitar seu médico nesse período. Para se ter uma ideia, as mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu significativamente entre os meses de janeiro e julho deste ano. Se comparado ao mesmo período do ano passado, foi realizado menos 1 milhão de exames. É importante ressaltar que, com todos os cuidados, a ida a um profissional da saúde é essencial na prevenção da doença.


E você, está se cuidando? Lembre-se que o simples ato de visitar seu médico e realizar os exames de rotina ajuda na detecção precoce do câncer de mama.


Médicos tem lugar especial no TCP Este mês é marcado por diversas datas relacionadas aos profissionais e ao setor da saúde. Por isso, o TCP preparou uma oferta especial a esses especialistas somente em outubro. Corra, pois as condições imperdíveis estão nos últimos dias. Clique aqui e confira!

21 visualizações