PARE, LEIA E REFLITA: Impaciência nos tempos de hoje, como lidar e superar?


Certamente você vai concordar que passou ou passa constantemente por momentos impacientes, certo? Isso em todos os setores da vida: no trabalho home office, no trabalho presencial, em casa com os familiares, com os amigos e até mesmo na internet.


Esse sintoma é efeito dos períodos de isolamento que passamos e que muitos ainda passam. As restrições impostas pela pandemia trazem o desafio de lidar com o outro. Os períodos de "escape" que tínhamos com frequência não existem mais, como uma ida tranquilamente a um restaurante pra encontrar amigos e falar sobre a vida.

Qual é a consequência disso tudo? A impaciência, claro. A fadiga emocional causa isso e a tendência é "descontar" o estresse em pessoas próximas, sobretudo nos companheiros e filhos. Todo mundo vive momentos de mais tensão, claro, e é do humano ter impaciência. O que não pode é esse sentimento se sobressair em todos os momentos e você se tornar uma pessoa sempre "sem paciência" e agressiva.

Pare e pense no que te faz feliz e o que pode melhorar esse sentimento. Comece respirando sempre que sentir que vai "explodir". Avalie com calma se aquela pessoa merece sua resposta mais atravessada ou se é você que anda mesmo sem a paciência de antes para determinados assuntos.


Opte sempre pela conversa e prestar atenção no outro, no que o outro tem a ver com seu estresse. Muitas vezes uma respirada já ajuda antes de soltar uma resposta atravessada e criar uma situação de conflito. Lembre-se sempre que dias difíceis passam e que sua luz e sua paz também dependem de tudo que você emana.

9 visualizações0 comentário