#tbt Culinária italiana: Áthor conta os segredos dessa deliciosa gastronomia


Hoje é dia de #tbt e vamos falar de um assunto que todos amam: comida! O Áthor já contou os segredos da culinária italiana e deu dica pra um prato delicioso. Bora relembrar? Ah, e lembre-se que o restaurante já está operando normalmente aqui no TCP e seguindo todas das recomendações de segurança. Sabor, qualidade nos produtos, frescor e paixão. Essas são as características marcantes da culinária italiana. O povo desse país tem um orgulho extremo de seus ingredientes. João Victor Akamine, do Áthor Gastronomia, conta que, por lá, os italianos plantam, colhem e preparam os produtos.


Outra característica marcante dessa culinária é a regionalização. “No norte da Itália, a gordura utilizada normalmente é a manteiga. Já no centro e no sul, é mais comum a gordura vegetal do azeite. Em uma determinada região, utiliza-se o queijo parmigiano, em outra o queijo grana padano. Eles têm muitos selos de identificação de produtos”, explica João.


Apesar de particularidades locais, um pensamento é comum para todos italianos: a relação fiel com os alimentos. Esse povo preza sempre pela qualidade, frescor e sazonalidade, já que os frutos da época têm sabores mais marcantes e saborosos. “Carne e peixes congelados? Isso nem pensar. Os italianos fogem desses produtos, uma vez pode perder a qualidade principal do alimento”, enaltece João.


A cozinha italiana no geral é muito simples, com a valorização do “menos é mais”. João exemplifica contando que um peixe pode ser preparado apenas com azeite, alho e manjericão. “Na Itália, cada região também é especialista em algum produto. A mortadela de Bologna restritamente é produzida em Bologna. O aceto balsâmico, por sua vez, é feito em Módena. Cada região tem o orgulho por ser o melhor produtor de algo específico”, afirma João.


Risoto, um prato característico da culinária italiana

Esse prato típico da Itália, mais especificamente de Piemonte, faz sucesso em toda parte do mundo. O alimento é produzido com arroz arbóreo, um tipo que solta amido, deixando a refeição mais cremosa. No Áthor Gastronomia, restaurante aqui do TCP, a finalização do prato é feita com manteiga e queijo.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
onda-site.png