Terrible twos: o que é e como lidar com a temida crise dos dois anos da criançada?


Pais e mães conhecem bem a história: aquele bebezinho carinhoso, sossegado e brincalhão de repente muda de comportamento perto dos dois anos. Começa uma fase intensa de choros, birras e o questionamento dos pais sobre o que pode estar acontecendo. Calma! Essa é uma conhecida crise dos dois anos, a terrible twos.

Trata-se da fase de desenvolvimento dos pequenos, de muitas descobertas, tratada por muitos especialistas como a adolescência das crianças. Elas começam a se expressar e, muitas vezes, se opõem às ordens dos pais. Nessa fase, a capacidade de compreensão é maior do que a capacidade de expressão. Logo, espernear, gritar, chorar ou se jogar surgem como ferramentas argumentativas que substituem a fala e são mais eficazes.

Muitas vezes também o comportamento de desobediência está associado a causas secundárias, como o desejo por atenção. É um momento que exige muita paciência dos cuidadores, já que a criançada ainda não entende o significado da palavra “não”.

Pais que estão passando por esse momento pensam duas vezes antes de sair de casa com os pequenos, que já pode ser uma verdadeira “aventura” lidar com esses sentimentos diversos. Isso faz com que as famílias optem por ficar em casa e percam momentos de curtição com pessoas amadas.

A boa notícia é: além dessa fase passar (sim, ela passa, acredite!), sair com seu filho pode ser muito mais fácil do que você imagina: busque momentos de interação total com ele. Insira na rotina de seu filho lugares onde a infraestrutura permita entretê-los, deixando-os à vontade para explorar os espaços com segurança e principalmente sociabilizar com novos amiguinhos.

Espaços com brinquedotecas, parquinhos, quadras ou piscinas, monitoria infantil são, certamente, cenários ideais para deixar as crianças confortáveis e seguras e os pais mais tranquilos ao sair de casa e (por que não?) também curtirem um dia feliz.

E, você, já passou por essa fase ou conhece alguém que vive esse momento? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre para eles que essa fase logo passa =)

0 visualização
Notícias e comunicados
Blog
Associe-se

Associe-se

Fale conosco