Vamos falar da saúde mental dos nossos jovens?


Hoje, 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. O tema precisa, cada vez mais, ser discutido entre familiares e amigos, sobretudo quando falamos dos nossos jovens. Na adolescência, acontecem inúmeras mudanças importantes, como alteração de escola ou de turmas, ingresso na faculdade e até mesmo uma saída da casa dos pais para cursar a universidade.

Por isso, o estresse e a apreensão são muito comuns entre os jovens. Em muitos casos, esses sintomas podem sair do controle e desencadear em doenças sérias, como depressão. Cuidar da saúde mental dos adolescentes é um tema primordial para os pais e familiares. A internet, por exemplo, ao mesmo tempo em que facilita os estudos e o acesso à informação, pode ser uma grande vilã quando não é bem utilizada. Afinal, no mundo virtual é comum encontrar pressões sociais e por padrões estéticos.


Para que nossos jovens não caiam em armadilhas que os prejudiquem mentalmente, a prevenção é o melhor caminho. Ao observar qualquer sinal de transtorno, procure ajuda psicossocial, oferecida em escolas e ou em consultório especializado. Relembre para o adolescente que ele tem apoio dentro de casa e com amigos. Vamos todos juntos cuidar de quem tanto amamos!

16 visualizações
Notícias e comunicados